A segunda aula foi um esclarecimento do texto " Processos iniciais de leitura e escrita" de Rosineide Magalhães de Sousa. O capítulo aborda uma reflexão sobre o inicio da escolarização de crianças, quando e de que forma elas"entram" no mundo letrado.
Após a leitura do texto e as discussões levantadas em sala de aula, percebemos que a criança tem contato com a leitura desde cedo, mesmo não sabendo ler e escrever. Podemos citar o exemplo levado pelo professor Ivan, que trouxe embalagens de produtos vendidos em supermercados. O educando mesmo sem saber ler, sabe a procedência do produto, seja pelo desenho ou a partir das características e formas do mesmo. A mídia tem o importante papel de expor a mercadoria em rede nacional ou internacional, fazendo, desta forma, seu reconhecimento universal. Podemos citar o refrigerante Coca-cola, mesmo que a criança não saiba decodificar as letras, ela sabe reconhecê-la em uma prateleira de mercado.
Outro ponto abordado é a importância de trabalhar com o concreto na educação infantil. O aluno entende melhor, manuseando e tendo contato com os objetos, ao contrário do desenho, que para ele pode não ter nenhum significado, ou estar mal desenhado.
Isso me remeteu a uma vivência com a minha turma ( 4ºano) no inicio do ano. Fiz uma leitura com os alunos, sobre uma Joaninha, a figura estava distorcida, e a discussão sobre o desenho levou muito tempo, eles estavam aflitos para mostrar que a figura não referia-se a uma Joaninha. Se uma figura ascendeu tanta polémica em uma turma de 4ºano, imagine em uma turma de alfabetização. Ela não teria valor nenhum.
A dificuldade da separação da letra e do som, também foi abordada em aula. As crianças iniciam o processo de aprendizagem escrevendo como se fala. Explicitarei um exemplo familiar. Meu irmão troca algumas letras na hora de pronunciá-las, uma delas seria a letra C pelo T. Provavelmente, no momento inicial da escrita, ao escrever: Camilla , escreverá Tamilla. Essa situação foi sinalizada aos pais da criança, que até o momento não procuraram nenhum especialista.
É de extrema importância mostrar para as crianças a finalidade e o objetivo da leitura, fazê-la perceber um sentido significativo para tal.
Após a leitura do texto e as discussões levantadas em sala de aula, percebemos que a criança tem contato com a leitura desde cedo, mesmo não sabendo ler e escrever. Podemos citar o exemplo levado pelo professor Ivan, que trouxe embalagens de produtos vendidos em supermercados. O educando mesmo sem saber ler, sabe a procedência do produto, seja pelo desenho ou a partir das características e formas do mesmo. A mídia tem o importante papel de expor a mercadoria em rede nacional ou internacional, fazendo, desta forma, seu reconhecimento universal. Podemos citar o refrigerante Coca-cola, mesmo que a criança não saiba decodificar as letras, ela sabe reconhecê-la em uma prateleira de mercado.
Outro ponto abordado é a importância de trabalhar com o concreto na educação infantil. O aluno entende melhor, manuseando e tendo contato com os objetos, ao contrário do desenho, que para ele pode não ter nenhum significado, ou estar mal desenhado.
Isso me remeteu a uma vivência com a minha turma ( 4ºano) no inicio do ano. Fiz uma leitura com os alunos, sobre uma Joaninha, a figura estava distorcida, e a discussão sobre o desenho levou muito tempo, eles estavam aflitos para mostrar que a figura não referia-se a uma Joaninha. Se uma figura ascendeu tanta polémica em uma turma de 4ºano, imagine em uma turma de alfabetização. Ela não teria valor nenhum.
A dificuldade da separação da letra e do som, também foi abordada em aula. As crianças iniciam o processo de aprendizagem escrevendo como se fala. Explicitarei um exemplo familiar. Meu irmão troca algumas letras na hora de pronunciá-las, uma delas seria a letra C pelo T. Provavelmente, no momento inicial da escrita, ao escrever: Camilla , escreverá Tamilla. Essa situação foi sinalizada aos pais da criança, que até o momento não procuraram nenhum especialista.
É de extrema importância mostrar para as crianças a finalidade e o objetivo da leitura, fazê-la perceber um sentido significativo para tal.
Camilla, sua postagem ficou, realmente, MUITO BOA!! Parabéns! Vocë contextualizou, abordou aspectos do texto, focalizou as discussões e ainda vinculou nossos debates com a prática!! É exatamente isso que deve ser feito em cada reflexão!! Para que possa se sentir cada vez mais autônoma e segura em suas postagens, faça sempre uma consulta aos PROPÓSITOS e aos DESCRITORES!! Eles são as nossas bússolas!!
ResponderExcluirAbs
Ivan