domingo, 10 de maio de 2009

Tipologia textual e gênero textual

A pesquisa em questão foi um estudo e resumo do livro " Português palavra e arte" de Tânia Pellegrini e Marina ferreira e do site Wikipédia.


Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são: descrição narração, dissertação, exposição, injunção e diálogo.
A narração
e a descrição aparecem, frequentemente, num mesmo texto. Se você está contando uma viagem (narração), provavelmente incluirá características dos lugares que visitou, das pessoas que conheceu (descrição). E, se você terminar esse mesmo texto com uma reflexão sobre a importância do lazer na vida das pessoas, estará incluindo um elemento dissertativo. Mesmo assim, podemos dizer que sua redação é uma narração, pois há predomínio de características narrativas.
Exposição
Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica; avalia e reflete.
Estrutura básica:
ideia principal;
desenvolvimento;
conclusão.
Faz uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no presente do indicativo.
Injunção
Indica como realizar uma ação; aconselha. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Há também o uso do futuro do presente.
Diálogo
Materializa o intercâmbio entre personagens. Pode conter marcas da linguagem oral, como pausas e retomadas.

Gêneros de textos
Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc.
Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica , do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Quanto a forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Gêneros literários:
Gênero lírico:
É certo tipo de texto no qual um eu lírico ( a voz que fala no poema, que nem sempre corresponde à do autor ) exprime suas emoções, ideias e impressões em face do mundo exterior. Normalmente os pronomes e os verbos estão em 1ª pessoa e há o predomínio da função emotiva da linguagem.
Gênero épico:
Nesse gênero há a presença de um narrador que fundamentelmente conta a história passada de terceiros. Isso implica certo distanciamento entre o narrador e o assunto tratado, coisa que não ocorre no gênero lírico. Os verbos e os pronomes quase sempre estão na 3ª pessoa. Além disso, os textos épicos pressupõem a presença de uma ouvinte ou de uma platéia, que estariam escutando o narrador.
Os textos épicos são geralmente longos e narram histórias de um povo ou de uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos, etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é de valorização de seus heróis e seus feitos.
Gênero dramático:
Trata-se do texto escrito para ser encenado no teatro. Nesse tipo de texto, não há um narrador contando a história. Ela “ acontece” no palco, ou seja, é representada por atores, que assumem os papéis das personagens rigorosa das cenas e de suas relações de causa e consequência.

Um comentário:

  1. Camila, vocë trouxe um rico material sobre os conceitos. Para ampliar esta reflexão, procure responder as seguintes questóes:
    * Quais sáo as diferenças fundamentais entre os dois conceitos?
    * Qual seria considerado mais abrangente? Por quê?
    * Apresente exemplos de textos injuntivos, expositivos,dialogais...
    * Procure responder conforme seu entendimento.
    ABs
    Ivan

    ResponderExcluir