terça-feira, 21 de abril de 2009

Primeiro dia de aula




No primeiro dia de aula fiquei um pouco nervosa com a avaliação proposta pelo professor Ivan de Tendências atuais de língua portuguesa. Não pela proposta em si, que na minha opinião é muito válida e interessante, diferente de tudo que foi proposto até então, mas pelo momento que eu e minha turma tem passado desde julho de 2008. Descobrimos que teríamos que ficar mais um ano na faculdade, tempo suficiente para a implantação do novo currículo do curso de Pedagogia. Atualmente, estamos um pouco desestimulados com o curso, pela repetição dos assuntos abordados.
Acredito que esse blog, apesar de estarmos exaustos com a monografia, veio para dar um novo ânimo, pelo menos para mim. Achei muito interessante, inovador e não tão difícil como me pareceu, inicialmente, em sala de aula... Então, vamos inovar e fazer a diferença!!

Avaliação formativa

A avaliação deve ter o propósito de diagnosticar o processo de aprendizagem dos alunos. No entanto, o que encontramos nas escolas públicas e privadas é a avaliação em forma de "punição", ou seja, notas são lançadas com uma meta ideal a serem seguidas pelos educandos, quando os mesmos não conseguem, são culpabilizados por seres os únicos responsáveis pelo fracasso. O resultado dessa "punição" é, na maioria das vezes, a evasão escolar.

A avaliação deve ser contínua, deve servir para diagnosticar e orientar os passos dos alunos em todo seu processo de aprendizagem. Ajuda também o professor avaliar sua prática como educador e continuar suas respectivas pesquisas com o intuito de melhorá-las ao longo de sua carreira.

Desta forma, poderemos ter certeza que a aprendizagem terá valor e fará parte da vida do educando de uma forma positiva.

2 comentários:

  1. É isso aí!! Vamos inovar e fazer a diferença.
    Pois, sendo "quase" pedagógas, devemos sempre ter como objetivo inovar e, principalmente, fazer a diferença.
    beijocas!!!
    Rafa Siqueira

    ResponderExcluir
  2. Hoje com o advento da NET, podemos pesquisar, analisar, aprender, e até copiar, mais com certeza nossa criatividade é sempre aflorada e estamos contribuindo com o bem maior a apredizagem!!!
    bjus

    LU

    ResponderExcluir