sábado, 18 de julho de 2009

Último dia de aula



O último dia de aula, antes da socialização avaliativa da matéria, foi uma reflexão sobre o texto “aprender a ler e a escrever” de Ana Teberosky e Teresa Colomer. O texto aponta o processo de aprendizagem da criança no campo da escrita e da leitura.
Inicialmente, a criança tende a procurar alguma semelhança na grafia das palavras. Posteriormente, as mesmas reconhecem que na composição das palavras se faz necessário tais mudanças. Por isso, em certo momento da infância, elas tendem a reconhecer seu nome em todas as escritas, pois as letras existentes em seu nome podem ser utilizadas por tantas outras palavras.
Nessa fase inicial, o aluno caracteriza a escrita, de uma maneira geral, como se fosse uma representação dos objetos existentes no mundo. Tanto para os objetos, quanto para nomear as pessoas, essa seria a única finalidade da escrita. Com o tempo, essa restrição se amplia, e a escrita ganha uma representação maior.
Outro ponto destacado, é que para a criança nem tudo o que é falado está representado graficamente. Ou seja, para ela na linguagem oral a comunicação se dá por completo e na forma escrita a proporção seria menor, no que diz respeito a comunicação. Segundo o próprio educando, não dá para escrever tudo o que pronunciamos oralmente em uma comunicação.
Um exemplo destacado no texto que exemplifica as etapas do aprendizado da escrita do educando é a codificação da palavra MARIPOSA, no primeiro momento, a criança escreve, somente, a vogal, pois quando a pronuncia oralmente, cada unidade sonora corresponde a uma letra, então, a escreverá : A I O A, dividindo-as em sílabas. As consoantes ganham seu lugar, quando a criança se aperfeiçoa aos poucos. As vogais são aprendidas de forma mais rápidas, segundo o texto: "uma sílaba implica, por definição, a presença de vogais - porque as vogais sempre formam sílabas- e as crianças não apenas segmentam as palavras em sílabas, mas também analisam-nas" ( p. 56).
Segundo as autoras, a escrita alfabética era vista, somente, como uma transcrição dos sons da fala. Recentemente, após pesquisas de linguísticas e historiadores essa visão vem sendo discutida entre os estudiosos, mas, ainda é muito comum encontrarmos esse conceito tradicional nas escolas, que restringe a escrita como uma codificação da linguagem oral.
Dessa forma, a aprendizagem da escrita acaba se resumindo as cópias.
A partir de uma visão construtivista, não podemos utilizar, apenas, a transmissão direta como única forma de aprendizagem, pois, segundo as autoras, os conhecimentos também são adquiridos a partir da construção das próprias crianças.
A escrita e a leitura estão contidas na cultura específica de cada aluno, antes mesmo deles entrarem na escola, esses conceitos já fazem parte da sua vida. Portanto, temos que ter cuidado ao propormos certas atividades às crianças. Esses exercícios podem ir de encontro com as suas hipóteses, sendo assim, poderemos prejudicar sua evolução educacional.
Por fim, para a teoria construtivista a aprendizagem da leitura e da escrita não deve seguir uma sequência linear na aprendizagem, devemos refletir sobre a compreensão de cada aluno, pois cada um a perceberá de uma maneira distinta, dentro das suas particularidades, no processo ensino-aprendizagem.
Com a reflexão do texto acima, me lembrei da forma com que fui alfabetizada. As cartilhas fizeram parte da minha vida na alfabetização, além das mesmas terem sido utilizadas na escola, minha mãe também as compravam.
Cada letra, que deveria ser copiada, vinha ao lado de uma figura correspondente. Às vezes, algumas palavras eu não conhecia, ainda não faziam parte do meu vocabulário, então, as repetia sem algum entendimento.

Na verdade, meus alunos já se encontram na fase alfabética, estão no 4ºano. Já escrevem a consoante precedida da vogal, o que ocorre são erros ortográficos, que segundo o professor Ivan, apesar dos erros serem evidentes, as palavras simples, é normal. Como por exemplo: escrever a palavra caZa(casa). Já corrigi essa palavra em trabalhos textuais que foram apresentados.

2 comentários:

  1. A reflexão está bem coerente e demonstra seu entendimento dos principais tópicos apresentados pelas autoras. Sugiro que nesta postagem sejam inseridos alguma produção escrita de alunos que estejam vinculados com as afirmações das autoras. Além disso, pode inserir vídeos que ilustrem o que você retratou. Na postagem do início da página, você apresenta exercícios que mostram uma concepção mais tradicional do ensino da leitura e escrita. Ao ilustrar com exemplos da realidade, a compreensão de determinados conceitos se torna mais clara! Pense a respeito. Se possível, coloque produções ou relate situações vivenciadas com seus alunos.

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  2. Desculpe, há um errinho que cometi na postagem...Corrigindo: "Sugiro que nesta postagem sejam inseridAS algumAS produçÕES escritaS". Ao digitar rápido, passamos por cima da concordância...

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