domingo, 19 de julho de 2009

Aprendendo a escrever?


Após uma pesquisa sobre a iniciação da leitura e da escrita de crianças e embasada pelo texto de Ana Teberosky e Teresa Colomer, venho compartilhar com vocês sobre os exercícios acima, que encontrei no site: http://www.smartkids.com.br/
Observamos que tais atividades encontram-se próximas das que eram utilizadas nas "famosas" cartilhas, utilizadas com o intuito de alfabetizar a criança. Desta forma, percebemos a falta de contextualização dos mesmos, onde os exercícios podem ser usados nos diferentes meios sociais e econômicos, isso pode acarretar a uma falta de significado por parte do educando, que não consegue introduzir as frases e textos para o seu cotidiano.
Os exercícios ficam vazios, sem fundamentos e inúteis, se resumindo a meras cópias. Portanto, ao copiar, somente, o aluno não adquiri conhecimento, apenas o decora e consequentemente o esquece.
Por fim, devemos dar sentido a tudo que o aluno aprende, contextualizando os ensinamentos a sua vivência prática diária.

Um comentário:

  1. Camilla, muito interessante!! Estabelecer esta relação entre o que estudamos teoricamente e o que vemos acontecer na escola- por meio das práticas, dos exercícios, das metodologias, dos livros didáticos - é de fundamental relevância para aproximarmos nossos entendimentos da realidade e de transformá-la em rico campo de experiências que nos ajudem a pensar teoricamente. Uma não existe sem a outra!!

    ResponderExcluir