A sétima aula foi uma continuação da discussão do texto "contextos de alfabetização na aula" de Ana Teberosky e Núria Ribera, iniciado na aula passada. A abordagem se deu, basicamente, pela leitura dos pontos principais do texto e reflexões sobre os mesmos.
Um dos pontos abordados e já discutidos anteriormente, foi a importância do adulto na formação inicial da leitura e da escrita do aluno. O educador, como mediador e questionador permanente da aprendizagem.
O adulto deve, a todo momento, estimular a criança, questionando a forma de como escrevemos, as imagens que são vinculadas aos textos ou histórias que lhes são contadas. Desta forma, estamos estimulando o raciocínio do educando, fazendo com que ele reflita sobre o objeto de estudo e não, somente, o memorize.
Explicitarei algumas idéias, discutidas na aula e no texto estudado, de atividades, para colocarmos em prática nossas reflexões.
1) Contar histórias para os alunos em voz aula, No entanto, devemos estimular-los, apartir de conversas sobre a história contada, para que os mesmos possam imaginar, criar, fantasiar e raciocinar dentro do conto. Fazer perguntas constantes durante a narração é uma boa ideia.
2) Fazer a escrita em voz alta é uma ótima maneira de mostrarmos as crianças como escrevemos qualquer produção, porque pulamos linhas, as margens, os parágrafos, enter outros.
3) A roda de leitura também é uma importante ferramenta para o aluno se acostumar com a leitura e futuramente se apropriar da mesma. Na alfabetização, mesmo ainda não lendo, a criança pode ouvir a história contada e avaliar se o conto é bom ou não.
Na escola onde trabalho, a roda de leitura é obrigatória durante todo o primeiro e segundo trimestre. Na roda temos o mesmo número de livro em relação ao números de crianças, desta forma os educandos leem todos os estilos de livros e avaliam-nos em: bom, regular e ruim, essa avaliação é colocada em um mural destinado para esse fim. Toda semana é realizada uma roda, onde os aluno contam o que acharam do livro.
Temos ao nosso alcance diferentes ferramentas para tornarmos o início da aprendizagem da leitura e escrita mais coerente e sólido, para que possamos formar cidadãos mais criticos e reflexivos.
A reflexão retrata bem os tópicos mais relevantes do texto. Sugiro, entretanto, que explore os diversos contextos apresentados pelas autoras. Procure relacionar estes contextos com a sua prática. Estas relações enriquecem o aspecto da análise e sua ressignificação no seu cotidiano. Se possível, apresente mais elementos de sua prática, procurando analisá-la à luz dos aspectos teóricos.
ResponderExcluirCamilla, vejo que acrescentou mais alguns elementos a sua postagem! Estabelecer estas relações entre sua prática e as teorias ajuda a aprimorar seu fazer cotidiano.Quem ganha com isso, com certeza, são seus alunos! Teoria+ Prática = Qualidade de ensino e de aprendizagem!!
ResponderExcluirDesculpe, na verdade a postagem está idêntica. Pensei que tivesse acrescentado mais aspectos...
ResponderExcluir